Início Estudos Rust



 Instalando rustup no Windows:

Acessar a página https://www.rust-lang.org/tools/install, escolher 32 ou 64 bits e seguir as instruções para instalar o Rust. Em um determinado momento, tavlez você receba uma mensagem informando que será necessário ter as ferramentas de compilação MSVC para Visual Studio 2013 ou posterior.
Caso aconteça, será necessário instalar as ferramentas de build contidas no Visual Studio 2022. Instalar as seguintes cargas de trabalho:
  • "Desenvolvimento para Desktop com C++"
  • SDK do Windows 10 ou 11
  • O componente de idioma Inglês, juntamente com quaisquer outro pacote de idiomas de sua escolha
Para verificar se o Rust foi instalado corretamente, usar o comando abaixo:

rustc --version

Esse comando deve mostrar o  número da versão, o hash de confirmação e a data de confirmação da última versão estável lançada: rustc x.y.z (abcabcabc yyy-mm-dd)
Caso veja essa inform,ação, você instalou o Rust com sucesso, caso contrário, verifique sua variável de ambiente: echo %PATH%
Se tudo estiver correto e mesmo assim o Rust ainda não estiver funcionando, vá na comunidade e peça ajuda a outros Rustáceos.

Atualizando e Desinstalando:

Para atualizar para uma versão recém-lançada, usar o comando rustup update.
Para desinstalar, rustup self uninstall.
Para obter acesso a documentação local para verificar o uso de uma determinada função ou tipo e você não tem certeza de como usa-lo ou od que ele faz, usar o comando rustup doc. Isso vai abrir uma cópia local da documentação em seu navegador.

Criando um diretório de projeto:


No windows, você pode criar uma pasta de projeto pelo explorer ou pelo prompt de comando, indo até o diretório que deseja criar sua pasta e digitando mkdir nome_da_pasta, que no rust utilizaremos o "_" como separador de nomes, por convenção. Depois entramos no diretório recém criado digitando cd nome_da_pasta.
Vá até seu IDE instalado, abra a pasta e crie um arquivo main.rs(No Rust os arquivos sempre terminam com a extensão .rs). Digite:

fn main() {
    println!("Hello, World!");
}

Salve o que foi digitado, vá para o terminal e assegure que esteja na pasta do projeto que foi criado. Agora digite:

rustc main.rs
.\main.exe

A string Hello, World! deve ser impressa no terminal. Caso tenha saído algo errado, consultar a comunidade ou executar os passos para verificar a variável de ambiente, como descrito acima. Se você conseguiu, Parabéns! Você é um Rustáceo!

Analisando o programa escrito:

A função main é sempre o primeiro código a ser executado em todos os programas executáveis. Essa função main não possui parâmetros e nem retorna nada. Caso houvesse parâmetros, eles apareceriam dentro dos parênteses "()".
O encapsulamento ocorre por meio das chaves "{}". É requerimento do Rust ter chaves ao redor de todos os corpos de função. É convenção colocar a chave de abertura na mesma linha de declaração da função, seguido de um espaço entre a chave de fechamento.
Você pode usar uma ferramenta desenvolvida para formatar seu código Rust. Essa ferramenta pode ser instalada da seguinte forma: rustup component add rustfmt. Para usar, vai no diretório do projeto que deseja formatar e digita no prompt de comando: cargo fmt, nesse caso o projeto precisa ter sido criado usando cargo, que será explicado mais a frente.
A linha println!("Hello, World!") chama a macro println! de Rust, se fosse uma função não teria "!" no final de println. Basta saber no momento que uma macro não é uma função e que elas nem sempre seguem as mesmas regras das funções. A maioria das linhas de código do Rust terminam com ";". Ah! O recuo de 4 espaços não é uma tabulação. São 4 espaços dados para manter o código no estilo Rust.

Compilar e executar são etapas separadas:

Você percebeu que primeiro compilamos o código com rustc main.rs e depois executamos com .\main.exe no windows. Também podemos ver 3 arquivos no windows: main.exe(Executável), main.pdb(Depurador) e main.rs(Código-fonte)
O Rust é um a linguagem compilada antecipadamente, o que significa que você pode compilar um programa e dar o executável para outra pessoa. Ela pode executa-lo mesmo sem ter o Rust instalado.

Comentários